Quer coisa melhor do que tomar um chimarrão entre amigos e sentir o cheirinho do churrasco na brasa? E se for a milhares de quilômetros do nosso Rio Grande, a sensação é ainda mais reconfortante. O mate tem um sabor que ameniza a saudade, e o churrasco é como o “aconchego de um lar”.
Eu disse na coluna que iria registrar a tenda do Rio Grande do Sul no evento chamado Dia do Brasil e aqui está. Teve venda de erva-mate e de churrasquinho. Mas, mais do que apresentar seus produtos e empresas, quem esteve à frente da iniciativa garante que reunir gente da nossa terra foi o saldo mais positivo do dia.
Encontrei os gaúchos Igo Borba, Josiane Besch e Paulo Raupp, que garantiram água quente e erva para a mateada; e os assadores da rodada: a dupla Renan Ribeiro e Diego Munhoz. O Diego, na verdade, é paulista, mas é um paulista de alma gaúcha.
Os assadores Renan e Diego e o gremista Igo. Fotos: arquivo pessoal
E como era muito colorado na foto para o meu gosto, o gremista Igo veio equalizar o registro e assim a gente mostra o grenal em terras lusitanas.
Falando no tricolor, quem também prestigiou a tenda do Rio Grande do Sul foi a gremista Jenifer Viana. Nós nos conhecemos durante um verão em Braga em que nossas meninas brincaram juntas na piscina. O encontro foi mais ou menos assim: uma escutou o sotaque da outra e em alguns minutos a conversa já estava boa barbaridade. A Jenifer nasceu em Porto Alegre, cresceu em Viamão e mora em Portugal há 4 anos e meio. Recentemente, aproveitou as férias para prestigiar o Conjunto Folclórico Arte Nativa que se apresentou em festivais portugueses de danças tradicionais. Eles representaram o Brasil no FolkFaro, o maior festival do sul de Portugal em danças regionais, que contou com grupos de nove países (Bósnia, Brasil, México, Panamá, Portugal, Quênia, Argentina, Indonésia e Polônia).
Jenifer conta que, sempre que possível, acompanha os eventos que tem a participação dos gaúchos, que é uma forma de “sentir-se” em casa por alguns instantes. E como estamos no mês de setembro, ela disse ainda que a gauchada de Braga já está pensando nas comemorações do dia 20. Como aqui não será feriado, é possível que o “churras” fique para domingo, um antes ou um depois do Dia do Gaúcho.
Jenifer, com as filhas e um amiguinho das filhas
Michele DiasMeu nome é Michele Dias da Silva, tenho 42 anos, casada, duas filhas lindas e santa-mariense com muito orgulho. Sou formada em Letras pela Universidade Franciscana e em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria; e tenho mestrado em Ciências Sociais, pela Universidade do Minho (Portugal). Trabalhei em telejornal por 15 anos, a maioria destes como editora e apresentadora do Jornal do Almoço. Atualmente, produzo conteúdo para redes sociais de empresas e faço fotos, vídeos e textos sobre as minhas andanças pela Europa porque sou curiosa e apaixonada por descobrir boas histórias.
Leia todos os colunistas